A aplicação terapêutica da argila vem da cultura negra (escravos, africanos e dos nativos). Nossos índios utilizaram a argila no passado e continuam utilizando hoje com muito respeito, pura ou misturada com folhas, sumo de ervas, óleos e outros agregados para neutralizar os efeitos das ferroadas dos insetos (abelhas, vespas, marimbondos), picadas venenosas de aranhas, cobras e escorpiões. A região atingida é coberta de barro molhado e pouco a pouco ele vai absorvendo o veneno e aliviando a dor.
Para eliminar as febres, os índios cobrem todo o corpo do doente com o barro frio e quando este esquenta, eles se banham com água fria e se houver necessidade voltam a realizar o mesmo procedimento até a completa eliminação dos sintomas.
Os índios também usam a argila para facilitar o parto das mulheres de suas tribos.
AÇÃO DA ARGILA: Antinflamatória, anti-séptica, bactericida, absorvente, anti-reumática anti-infecciosa, analgésica, anti-traumática, cicatrizante, anti-tumoral, desobstruente, antitóxica, emoliente, regulador tônico, tonificador, purificador, estimulante, vitalizante, regeneradora celular, refrescante, absorvente, (combate os gases e mucos intestinais), anti-catarral, vermífugo, normalizadora da digestão e da excreção, antiarréica e obstipante ( intestino preso ), depuradora do sangue, anemia, acne, (combate as cólicas) e outras.
EMPREGO DA ARGILA ( USO INTERNO E EXTERNO )
· Cataplasmas feitos (as) com massa espessa (quentes, mornas e frias)
· Compressas feitas com massa líquida
· Curativos
· Pasta para massagens e fricções
· Água argilosa, ou leite de argila,
· Comprimidos ( bolinhas) e encapsulados
· Supositórios
· Talco
· Pomadas
· Creme dental
· Colírio (olhos e nariz)
· Gargarejos e bochechos
· Fricções
· Ligaduras
· Enemas ou clisteres ( lavagens ou duchas vaginais e intestinais
· Banhos ( parcial, total, escalda pés e mãos)
· Banhos de imersão
· Aterramento ( banhos de areia )
· Tratamentos de beleza: Enfaixamentos ou bandagens para o corpo ( abdômen, redução de peso e gordura ), máscaras para a pele do rosto, pescoço e seios, etc.
UTENSÍLIOS, INGREDIENTES E OUTROS MATERIAIS USADOS NA
PREPARAÇÃO DA PASTA DE ARGILA:
· Vasilha transparente de vidro ou cristal de espessura grossa, de barro, cerâmica, madeira, bambu, louça branca, pedra sabão ou bacia de ágata branca (esmaltada) sem nenhuma raladura.
· Panos muito limpos de tecido de algodão branco de textura rala (morim, fraldas de neném, algodãozinho, ataduras (todos reutilizáveis) gaze, folhas de couve ou ainda TNT (tecido sintético fino). Mas é possível que este produto reduza a potencialidade da argila);
· Fita crepe, esparadrapo, ou alfinetes de segurança (broches );
· Colher ou espátula específica para manipulação: de madeira ou de bambu, colher feita da casca do fruto do coco, de vidro ou louça, silicone ou de plástico;
· Água mineral sem gás, de fonte, destilada, de rosas, ou filtrada sem cloro;
· Vidro de tampa de rosca esterilizado para guardar a massa de argila pronta.
ERVAS E OUTROS ASSOCIADOS DA ARGILA: Podemos potenciar a ação curativa da argila combinando com azeites, ervas, outros produtos naturais, tais como: Inhame, carvão vegetal em pó, repolho, óleos essenciais e medicinais, folhas de couve, cebola, mel de abelhas, sal grosso, cenoura, sene, hortelã, gengibre, aveia, eucalipto, babosa, pepino, casca de romã, orégano, camomila, hortelã (menta) suco de frutas, algas, vinagre, alho, sementes diversas, chás de ervas verdes, secas, de entrecascas, flores de calêndula, sumos de ervas verdes e outros que a intuição possa indicar mediante cada caso.
CARVÃO E ARGILA: misturando carvão vegetal em pó com argila tanto para uso interno como externo, aumenta o seu poder terapêutico. Em geral o carvão entra em menor quantidade.
Medicina Popular/Pesquisa e uso: Francyska Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário