segunda-feira, 12 de julho de 2010

Juventude e Espiritismo



Idade formosa, ou como diria o poeta: louçã da manhã. É nesta fase que as reminiscências eclodem. O jovem é o menino que cresceu com ou sem a consciência e o bom encaminhamento às experiências da vida.

Mas, desde que o mundo é mundo que controvérsias e desencontros acontecem entre pais e filhos.

Pais pobres de conhecimento, filhos geralmente também. Nem sempre os espíritos preparados adentram os lares necessitados. Todos estamos juntos mediante as provas para o aprendizado do espírito.

Jovem educado, centrado, significa um espírito que já passou por algumas experiências as quais o fizeram está hoje mais leve.

Jovens rebeldes, são espíritos ainda enfermos que ressurgem no cenário da vida mendigando oportunidades de reajustes.

Quais pais desses jovens conseguem reeducá-los?

As tendências são marcantes em sua alma, só o amor, e o trabalho podem gerar o reequilíbrio.

Entretanto, nem sempre os pais estão prontos para os filhos difíceis que chegam ao seu lar. E lamentavelmente reincidem novamente nas suas fragilidades. Portas e janelas são abertas à delinquência e repentinamente as forças opostas tomam espaço trazendo-lhes uma onda perniciosa de grandes proporções.

O sistema de confinamento para os adolescentes infratores são totalmente falhos. E o processo vai se repetindo, afinal a criança é um ser frágil que volta a terra para um recomeço. Se tiverem a graça de ter pais harmonizados voltados ao caminho da conduta correta, haverá chances. Caso contrário, seu futuro será doloroso.

Chega a Doutrina Espírita dentro de vários setores da terra. E como espíritas, que mensagem estamos levando aos pais das crianças e aos jovens evangelizandos?

O papel do evangelizador é fundamental dentro do Espiritismo, e são eles que exatamente não encontram guarida junto aos dirigentes das casas espíritas. Com toda a sua boa vontade, operam milagres para concluir uma tarefa que não temos dúvida ser de grande envergadura.

Cuidar da criança (espírito), pode significar curar as chagas morais do seu comprometido pretérito.

E quanto ao jovem espírita, consegue entender muito bem a outros jovens.

Por que não se envolver mais em atividades sociais especialmente em locais onde haja a presença da delinquência?

Há tantas ações positivas a serem realizadas!

Os cantores podem levar os seus shows até eles, visitá-los, distribuir mensagens de amor e equilíbrio, teatro, etc.

O papel do jovem espírita é muito importante no cenário dos distúrbios morais.

Mas o que fazer para que esses jovens tenham essa conscientização?

Os livros doutrinários estão repletos de informações a respeito. Sabemos que a mensagem do Cristo esclarece, alimenta e recupera. Os centros espíritas também podem mobilizar campanhas onde os trabalhadores tenham esse roteiro permanente de visitas alternadas. É muito importante o papel do jovem espírita, e este deve a cada dia estar mais ciente dele, sem que com isso os adultos ou idosos possam ficar fora desse contexto. Muito pelo contrário, devem também se integrar aos jovens.

É triste estarmos vibrando e tentando controlar espiritualmente uma guerra de rebeldia que termina em derramamento de sangue.

Mas quando o servidor assume um trabalho dessa natureza, não precisa se intimidar, pois ele recebe do mundo espiritual toda proteção.

Não estamos pedindo que estejam todos os dias em uma tarefa dessa natureza.

No entanto, com boa vontade pelo menos todos os meses ou a cada dia quinze dias com o revezamento do grupo. Dessa maneira por certo levaríamos a luz de Jesus a muitos.

Quantos daqueles corações emperdenidos no vicio aguardam uma palavra ou uma mensagem de consolo e esclarecimento para serem despertados?

Lembremos: O Mestre Jesus tratava a todos sem a menor restrição como filhos muito amados de Deus

Já é hora dos grupos de mocidade colocarem em ação as leituras e o conhecimento da Doutrina que está entre si para restaurar, soerguer, multiplicar e iluminar.

Atentemos para a chamada crística: “Ide e pregai.”

O Espiritismo é nobre, divino e jamais poderá ficar trancafiado apenas no estudo acurado sem a sua verdadeira aplicação.


Luiz Sergio

Canal: Francyska Almeida-190305-Fort-Ce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails