quinta-feira, 5 de maio de 2011

A MEDITAÇÃO EMBALADA PELO CANTO DOS CRISTAIS


Dando seqüência a nossa série de perguntas e respostas sobre o uso dos cristais, dedicamos este espaço do Universus para responder diversas dúvidas que nos chegam sobre o trabalho da meditação com os sons cristalinos ou "Canto dos Cristais".



Sentidos Físicos X Sentidos Extra-físicos

Nossa consciência está habituada a perceber o mundo que nos cerca através dos sentidos físicos. Mas muitas vezes podemos experimentar a vida através dos campos de percepção mais sutis. Os sonhos, as premonições, sensações de deja vu são algumas amostras que possuímos outros sentidos além dos físicos e que existem outras dimensões além da material. Alguns mais sensíveis nascem com esses sentidos despertos e facilmente relacionam-se com um mundo que é invisível para muitos. Outros ao contrário, ao longo da vida vão sentindo necessidade de buscar respostas para preencher espaços vazios que nem sempre a lógica consegue explicar. O mais importante a ser colocado é que todos, sem exceção, podem ter acesso a esse mundo mais sutil, despertando os sentidos não físicos ou extra-sensoriais.



Expansão da Consciência

( Consciência Multidimensional)

Chamamos a experiência de perceber o mundo através dos sentidos não físicos de "expansão da consciência". Como o nome diz, expandir a consciência é ampliar o nosso campo de percepção para que possamos acessar outras dimensões da natureza, utilizando mais plenamente nosso potencial físico e mental, já que muitas experiências pelas quais passamos ao longo da vida acabam ficando esquecidas e armazenadas no subconsciente. Ao expandir nossa consciência todas as memórias e informações armazenadas ao longo da vida (ou das vidas) vão aos poucos sendo incorporadas a consciência atual, trazendo respostas e abrindo o campo intuitivo. Expandir a consciência é sair das limitações da terceira dimensão - dimensão na qual fomos "condicionados a viver" e descobrir a magia da quarta ou mesmo da quinta dimensão. Ter acesso as outras dimensões muda totalmente nossa noção de tempo/espaço.

Quanto mais experimentamos a vida através dos sentidos extra-físicos, maior é o contato com a essência do nosso ser. Criatividade, serenidade, compreensão e energia são alguns dos benefícios, já que nos conectamos com a fonte de tudo isso que está em nosso interior.



Meditação

A melhor forma de chegarmos à essência do nosso ser é através da prática da meditação. Quando praticada freqüentemente, a meditação estimula gradativamente esse mergulho para o interior, possibilitando que o nosso espaço interno fique dia a dia mais amplo e agradável. Após algum tempo de pratica, é muito simples acessá-lo e passamos inclusive a sentir falta de meditar ou 'estar nesse espaço' assim como sentimos necessidade de comer ou tomar banho, tamanha é a satisfação que o contato com a fonte do nosso ser nos traz.



Conseqüências da Prática Regular da Meditação

Durante a meditação encontramos um espaço muito agradável em nosso interior. Esse espaço, pleno de energia e força, vai se ampliando com a prática. Encontrar esse espaço é encontrar o nosso ponto de equilíbrio, o nosso eixo, de modo que diante das circunstâncias mais turbulentas da vida possamos nele ficar, não nos envolvendo com o mundo externo a ponto de nos desequilibrarmos. Imagine-se num enorme engarrafamento. Podemos estar totalmente envolvidos e identificados com ele - buzinando, reclamando, acumulando baldes de stress em nosso ser - ou podemos simplesmente observar o engarrafamento e experimentar o momento, acessando esse ponto de equilíbrio que existe em nosso interior. Meditar é isso. É aprender a observar o mundo à nossa volta, sem envolvimento, sabendo que tudo é transitório e temporário, menos a nossa essência. Por isso a prática da meditação deve se estender para além dos templos e santuários e for levada para o nosso dia-a-dia. Nem sempre é fácil, mas não é impossível, e o êxito dependerá exclusivamente da prática.

Meditar transforma a nossa vida, simplesmente porque transforma o nosso interior. Quando nossa perspectiva diante das coisas muda, toda a nossa vida e as pessoas que nos cercam mudam também.



Técnicas de Meditação

Atualmente existem várias técnicas de meditação vindas de várias escolas ou correntes espiritualistas. É importante que elas sejam testadas e praticadas até que a pessoas sitas total identificação com uma delas. Mas o trabalho que faço mostra que meditar é muito mais fácil do que muitos pensam. Para isso conto com um aliado poderosíssimo, que é o 'Canto dos Cristais'. Nossa prática é toda baseada em sons, a maioria deles vindos de tigelas de cristal de quartzo puro, o que leva a pessoa imediatamente a um estado de harmonia e serenidade.



O Canto dos Cristais e a Transformação Pessoal

Energeticamente nos alimentamos de vibrações que, quando percebidas pela visão, chamamos de cores, e pela audição, de sons. A utilização das freqüências corretas dessas vibrações pode mudar totalmente nosso estado físico e sutil, nos conduzindo a estados alterados de consciência onde podemos obter desde um profundo relaxamento a fantásticas percepções extra-físicas. As freqüências vibratórias obtidas com os sons cristalinos, ou canto dos cristais, harmonizam nosso ser acelerando todos os processos de reposição energética, trazendo como conseqüência mais saúde, vitalidade e equilíbrio. A memória celular é ativada, e temos acesso ao nosso reservatório de experiências e conhecimentos. Os hemisférios cerebrais passam a atuar em perfeita sincronia, gerando um alinhamento energético que é sentido instantaneamente.

Assim como desbloqueamos energias e atingimos um agradável estado de relaxamento com massagens no corpo físico, podemos massagear nossos corpos sutis com o uso do Canto dos Cristais, obtendo níveis de relaxamento nunca experimentados.



Frequência e Vibrações

Exatamente por isso chamamos esse trabalho de desenvolvimento dos músculos da alma. O som do Canto dos Cristais vibram de tal forma nosso corpo energético, que mesmo aqueles que nunca tiveram experiências sensitivas, deixam de sentir as vibrações. Hoje em dia já sabemos que doenças e desequilíbrios têm origem no que alguns chamam de psiquismo e outros de corpos sutis. Percebemos que muitos males quando tratados apenas com remédios para o físico não desaparecem por completo, exatamente por que a causa não foi atingida. Com terapias vibracionais, como a homeopatia, os florais, os cristais, os sons, etc., atingimos as causas desses desequilíbrios, os eliminado de vez.

Por isso os sons cristalinos são formas de medicamentos vibracionais, validando a idéia de que tudo no universo está em um estado de vibração.

A freqüência na qual objetos ou pessoas vibra naturalmente é chamada de ressonância. Os chakras, ossos, e órgãos do corpo possuem freqüências ressonantes diferentes. Quando um órgão ou alguma parte do corpo possui uma vibração desafinada ou desarmônica, passa a ser classificado de "doente". Um corpo está em um estado saudável quando cada célula e cada órgão criam uma ressonância harmônica com todo o ser. Quando há um bloqueio, o órgão em questão deixa de vibrar numa freqüência saudável, resultando em algum tipo de enfermidade; mas, com a atuação do som e da luz, estes bloqueios que têm origem no corpo etérico podem ser dissolvidos.



Resultados e Atuações

Mas é claro que - como tudo na vida - o resultado depende de esforço, disciplina e dedicação. Assim como não conseguimos desenvolver e fortalecer os músculos do corpo e duas ou três aulas, os músculos da alma também exigem perseverança para que fiquem "sarados" e bem definidos.

Cada nota ou tom obtido através das tigelas de cristal (CrystalBowls) possui um tipo atuação. Algumas notas nos ajudam no restabelecimento físico, outras trazem uma rápida eliminação de stress, outras nos levam a viagens interdimensionais! Quando combinadas com os sons planetários (sons que utilizamos em conjunto com o Canto dos Cristais em nossa meditação, Conexão 11:11), aceleramos nossa freqüência vibratória e ultrapassamos a fronteira tempo/espaço, ampliando os campos de percepção e aprendizado.

Algumas pessoas perguntam se todos podem praticar a meditação com o Canto dos Cristais. Diria que devem! Os são resultados são sentidos e aproveitados rapidamente. Convido a todos os interessados para uma prática no grupo Conexão 11:11, que acontece todas às segundas-feiras às 20hs e todas às sextas às 16:00hs no Portal 11:11. Expandir a consciência é experimentar o mundo além dos sentidos físicos, é despertar a sua real força e poder.



AS TIGELAS DE CRISTAL

As tigelas de cristal (Crystal Bowls) começaram, ou melhor, voltaram a ser utilizadas há alguns anos no trabalho terapêutico e nas práticas de meditação. Os seus usuários logo perceberam o efeito do equilíbrio energético produzido pelos sons que delas emanam. O tom puro e contínuo sempre foi buscado em diversas culturas nas suas práticas sagradas. Há milhares de anos as civilizações do Oriente já faziam uso de sons específicos nos rituais. Também encontramos registros dessas práticas entre os aborígines australianos e os índios americanos, que já utilizavam o som para reforçar suas práticas mágicas e cerimônias sagradas, assim como para obter a cura, ajustando qualquer desequilíbrio espiritual, emocional ou físico. Os sacerdotes do antigo Egito souberam usar sons vocálicos para ativar os centros de energia ou chakras.

O profeta Edgar Cayce, em várias de suas leituras, falou sobre a cura através dos tons puros que começariam a surgir no final do século XX, assim como Nostradamus predisse a cura de doenças pelo poder dos sons por volta de 1998. Encontramos o som contínuo nos cantos poderosos dos monges tibetanos e nos sinos, gongos e carrilhões utilizados para esse propósito. Só que o tom puro e contínuo é muito difícil de ser obtido, daí que surge o poder Canto dos Cristais, obtido de suas tigelas. Como elas são feitas de um puríssimo cristal, conseguem emitir a desejada nota pura e contínua quando tocadas com um bastão, produzindo o que chamamos de sons circulares. De fato, todos os que ouvem os sons cristalinos sentem que são envolvidos por ondas de energia espiraladas.

Um fato curioso é que as tigelas de cristal começaram a ser usadas inicialmente na Microsoft, no vale do silício! Só que na Microsoft, a tigela é usada como um perfeito recipiente para derreter o silício que será usado nos chips de computador. Alguns cientistas começaram a perceber o puro som delas emanado e... Pronto! Começou (ou voltou) o uso terapêutico das tigelas de Cristal. Essa é a nova era - aquariana - ciência e esoterismo em mútua colaboração!

Cada tigela de cristal possui um tamanho, o que produz freqüências sonoras diferentes, e são testadas com uma tecnologia digital para que o seu som seja identificado. Cada pessoa terá uma sensação de qual tom mais necessita em determinado momento, já que cada nota ou tom obtido através das tigelas de cristal possui um tipo de atuação. A grande inspiração para o uso das tigelas de cristal vem da antiga Atlântida, civilização que combinou o poder do som com o poder do cristal.



Algumas Curiosidades sobre o som...

Todas as coisas e todos os seres produzem sons de acordo com sua própria natureza e com o estado particular em que se encontram. Isso porque são agregados de átomos que dançam e, por esse movimento, produzem sons. Quando muda o ritmo da dança, o som que ela produz também muda... Cada átomo canta perpetuamente suas canções, e o som a cada momento produz formas sonoras densas e sutis. Assim como existem sons criativos, há sons destrutivos. Aquele que for capaz de produzir ambos tem o poder de criar ou destruir. Lama Anagarika Govinda

Se, no momento exato da morte, soar a nota própria de uma pessoa, isso coordenará as duas correntes de energia e acabará rompendo o fio da vida, mas o conhecimento disto é ainda perigoso demais para ser transmitido e só poderá ser dado mais tarde. Alice Baylei - Tratado de Magia Branca

Um engenheiro francês, o professor Gavraud, ficou fascinado com o som e, intrigado com toda a gama de baixas freqüências produzidas pelo apito da polícia francesa, construiu uma versão gigantesca dele, com 1,80m soprado com ar comprimido. O desafortunado técnico que o testou pela primeira vez morreu instantaneamente. A autópsia revelou que seus órgãos internos haviam sido completamente estraçalhados pelo som. Lawrence Blair - Rhythms of vision

... a cada vez que uma alma desce ao oceano do reino manifesto, gera uma vibração que é comunicada a todo oceano cósmico que significa todos os reinos criados: terrenos e celestiais, físicos e superfísicos. Cada uma dessas vibrações faz ressoar uma legião de tons consoantes por todo o universo e suas interferências inimagináveis produzem globalmente a sinfonia das esferas a que Pitágoras se referia. Cada criatura... é a cristalização de uma parte dessa sinfonia de vibrações. Somos, portanto, como um som petrificado em matéria sólida e que continua ressoando indefinidamente nessa matéria. Pir Vilayat Khan, citando o Hekalot, livro esotérico hebraico sobre as esferas celestiais- Toward the one

O som é silêncio, o silêncio é som. Todo som dissolve-se em silêncio, o silêncio tende a manifestar-se em som. "Toda música não passa de uma sucessão de impulsos que convergem para um ponto definido de repouso. Igor Stravinski, Poetics of Music


Paula Salotti


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails