domingo, 7 de abril de 2013

O AUTO-CUIDADO

 

O auto-cuidado é a nossa capacidade de entendimento sobre nós mesmos. Reflete, portanto, aceitação e autoconhecimento, valores que foram simplificados pelo sistema de vida urbano-industrial (provavelmente o grande responsável pelo crescimento da indústria farmacêutica).
Culturalmente, nascemos aprendendo a RE-MEDIAR um corpo que possui sabedoria orgânica ancestral. Desde pequenos somos conduzidos a apagar do nosso corpo os verdadeiros sinais de alerta: alergias, cólicas, intolerâncias alimentares, gripes, diarreias, febre, mau humor, cansaço, dor de cabeça, irritabilidade. Trata-se de sintomas de intoxicação, mais conhecidos popularmente como doenças. De todo modo, são sempre sinais de que algo não está funcionando bem. Também pudera: alimentação sintética, vida sedentária, stress, tempo corrido, poluição sonora, atmosférica, hídrica... Então, toma remédio neles!
Vivemos uma cultura do medo, do imediatismo e da incapacidade de observar atentamente. Isso significa dizer que desconhecemos os sentidos do nosso corpo. Simplesmente, não ouvimos a voz da inteligência corporal...
Apagam-se os sinais... Silencia-se o corpo. Adoece o corpo, a mente e o espírito. Endurecem as emoções.
Acreditamos na palavra fragilidade, pois desconhecemos que um organismo vivo saudável emite respostas corporais de que é plenamente capaz de se re-generar quando necessário. E ele é capaz! Basta ter sinais mínimos de Saúde, confiança na natureza e coragem (que é para agir com o coração).
 Quer conhecer algumas práticas que regeneram, ao invés de degenerar o corpo sadio?
Independência ou morte?
Tem coisas na vida que só dependem de você. Ainda por cima são de graça! silêncio, meditação, exercícios respiratórios são práticas que trazem a calma e a serenidade. O repouso e o jejum auxiliam o corpo a se concentrar no refazimento.
Utilização de recursos da natureza
As ervas medicinais, a grama de trigo, argila medicinal são ótimas para contusões, cortes, torções, inchaços causados por insetos. Tenha sempre um jardim perto de você. Não importa se o seu jardim é um vaso de plantas. Arnica, saião, fortuna, babosa, gervão rôxo, boldo, capim limão... O cuidado é simultâneo. Você e o Jardim se completam mutuamente.
Sabedoria das florestas intestinais
A higiene intestinal resolve muita coisa. O intestino, este cérebro desconhecido, é responsável pelas nossas emoções e pelo equilíbrio de todo o sistema imunológico. Lavagem intestinal faz você renascer para um mundo novo. Acreditem! A maioria das doenças da sociedade moderna têm a mesma causa: intestino sujo.
Qual a função destas práticas?
As práticas de auto-cuidado protegem a imunidade do seu ecossistema corporal, ao invés de enfraquecê-lo. Orientam suas escolhas de estilo de vida, fortalecem sua ligação com a natureza que você é.
Para saber mais, leiam: -Vida e Natureza, Diocese de Petrolina.
- Dr. Soleil. Você Sabe se Desintoxicar?
- Cérebro Desconhecido - Hélion Póvoa
- Deixa Sair - Sônia Hirsh
Aline Chaves: Blog: Panela de capim
e-mail: panelasdecapim@gmail.com
Postada por:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails