quinta-feira, 14 de outubro de 2010

MENSAGEM FRATERNA




Prosseguindo nossos estudos sobre a assistência social de um modo geral, tentaremos dizer alguma coisa sobre os jovens e nossa participação neste setor de trabalho tão grato ao coração magnânimo do Senhor.

Sabemos todos, que o orbe terrestre passa por uma transformação radical em seus sistemas e suas reformas. Logo seria o comentário neste assunto.

Entretanto, aos nossos olhos de observadores não nos passam despercebidos o estado geral do mundo, das nações das sociedades e dos lares. É como um desarrumar total de uma residência, para transformá-la em suntuosa habitação.

Todavia, ao nosso alcance, ao alcance da nossa objetiva, do nosso raio de ação não se acham o mundo as nações ou as sociedades, senão pela prece sincera e confiante. Nossa tarefa situa-se de modo particular nos lares, no trabalho profissional. Nesses setores os jovens sentirão os efeitos de nossa experiência, na orientação justa e adequada diante do presente e em face do futuro.

Educar a criança, eis o primeiro e grande passo, eis a questão primordial. Educá-la cristãmente dentro do espírito renovador da Doutrina com a responsabilidade de seus atos e o conhecimento de seu futuro mostrando-lhe a necessidade do crescimento espiritual pela disciplina no bem e na luz no dever cumprido, na caridade legitima.

A criança é por si mesma dócil aos ensinos cristãos nos primeiros anos de sua existência planetária, época em que a maioria dos pais terrestres entrega o sublime encargo a terceiros menos avisados, menos responsáveis.

Educada a criança, surge o adolescente com seus problemas inquietantes, seus pensamentos sobre o destino do homem na terra.

Quase sempre é o vazio, o vácuo dos ensinos mirabolantes que o envolve, perturbando-lhe a mente e conferindo-lhe noções errôneas da vida superior e grandiosa do ser humano.

Eis aí a nossa oportunidade de ajudá-los conscientemente elevando seus pensamentos aos planos superiores pela leitura sistemática das obras doutrinárias, pela conversação sadia e cristã, pelo ambiente festivo e alegre, mas puro do lar pela orientação sábia.

O jovem surgirá então como a flor que desabrocha viva e bela aos raios do sol exalando o seu perfume e antecipando a visão do futuro do homem de amanhã.

Lutemos assim, instruindo-nos para instruir melhor, exemplificando com os nossos hábitos sadios e puros, com a nossa conversação elevada.

Transformemos nossos lares em moradias de amor cristão, cujo chefe supremo é o Cristo de Deus em nossos corações.

Ajudemo-nos hoje, amanhã e sempre.

Bezerra de Menezes

Livro: Veleiro de luz - Maria Cecília Paiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails